Com amplas oportunidades de negócios, diversidade de atrações e PIB per capita superior à média do Rio Grande do Sul, Montenegro é considerada uma cidade de alta influência na sua região. Fundada em 1873, chegou aos seus 150 anos de história marcada pelo desenvolvimento, por baixos índices de violência e pela hospitalidade da população montenegrina. Selecionamos cinco motivos para você conhecer um pouco mais sobre a cidade e por que ela é considerada uma das melhores do país para envelhecer bem, de forma saudável e sustentável.
1. LOCALIZAÇÃO
Montenegro está localizada na zona central do Vale do Rio Caí, uma das mais prósperas do Rio Grande do Sul, a somente 55 minutos da capital Porto Alegre. A cidade se estende por 424 km² e é marcada geograficamente por diversos morros, entre eles, o Morro São João, avistado de longe pelos que chegam ao município, com uma estrada de acesso e dois mirantes.
2. CRESCIMENTO DO PIB
Segundo cálculos realizados a partir de dados do IBGE, o PIB per capita de Montenegro é de R$ 87 mil, valor superior à média do Estado e da grande região de Porto Alegre, deixando a cidade na 62ª posição entre as 497 do Rio Grande do Sul. Os indicadores são marcados pela forte presença de indústria, serviços e agropecuária, registrando franco crescimento desde 2006, o melhor desempenho da região imediata. A instalação do Polo Químico é mais uma oportunidade em Montenegro, já que o setor de transformação garante a Montenegro o 13º lugar entre os maiores exportadores do Rio Grande do Sul.
3. DIVERSIDADE DE ATRAÇÕES
Do Aeródromo Municipal à Pinacoteca Pública, Montenegro oferece uma série de atrações para seus habitantes e visitantes. Impossível não visitar, por exemplo, o Parque Centenário, que conta com ginásio de esportes, lago, pista para caminhadas, pista de skate, parede para escalada e ampla área verde. A Festa da Bergamota Montenegrina, o São João do Montenegro, a Feira do Peixe Vivo e o aniversário do município no mês de maio estão entre as atrações de destaque no calendário montenegrino. Vale também conhecer a Fundarte, fundação conhecida internacionalmente pelos eventos culturais que realiza, como o Festival de Música e o Seminário Nacional de Arte-Educação.
4. INOVAÇÃO
Em 2022, a Administração Municipal de Montenegro foi reconhecida por suas ações inovadoras. A distinção foi concedida pelo Portal Rede Cidade Digital (RCD), a maior mídia especializada em inovações nas prefeituras. Para a seleção, foram considerados diversos fatores, como a utilização da tecnologia e inovação de forma estratégica na gestão pública. Entre as ações apontadas para essa conquista de Montenegro, estão a substituição da rede de iluminação pública por lâmpadas de LED, o sistema informatizado da gestão, a implantação de telefonia VOIP e a internet rural.
5. LONGEVIDADE SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL
Montenegro está em 34º lugar no Índice de Desenvolvimento Urbano Para Longevidade (IDL), posição privilegiada diante dos 674 municípios entre 34.850 e 99.999 habitantes avaliados nacionalmente. O IDL tem o objetivo de avaliar a capacidade das cidades em criar as condições adequadas para um envelhecimento saudável e sustentável, considerando variáveis como índices de violência, serviços de saúde e opções de lazer. Atualmente, a faixa etária predominante de Montenegro é de 25 a 45 anos.
É neste cenário que o Mont Serrano unirá lazer e segurança para uma vida com perfeita harmonia entre conforto e serenidade. Primeiro condomínio fechado de lotes de Montenegro, o empreendimento é pensado em cada detalhe para o bem-estar de uma comunidade que busca mais comodidade e uma localização privilegiada. Em breve mais informações.