Investir em um terreno pode ser uma ótima opção para aqueles que desejam construir sua própria casa, empreender em um negócio imobiliário ou simplesmente diversificar sua carteira de investimentos. No entanto, assim como com qualquer tipo de investimento, é importante estar atento às tendências de mercado para tomar decisões informadas.
Por isso, neste blogpost preparado pela Ápice, vamos falar sobre as projeções e as tendências de mercado para o ano de 2023. Acompanhe a leitura para saber mais!
TENDÊNCIAS E MUDANÇAS NO MERCADO IMOBILIÁRIO NOS ÚLTIMOS ANOS
O mercado imobiliário tem sido um dos setores mais promissores nos últimos anos, mesmo com a pandemia de covid-19 e a crise econômica. Em 2021, o mercado imobiliário teve o maior crescimento dos últimos 10 anos e, em 2022, houve um aumento de 12% nas vendas de imóveis, o melhor desempenho desde 2014.
Apesar dos indicadores desfavoráveis, como a alta dos juros e a oferta de crédito imobiliário, o setor imobiliário manteve um comportamento positivo em 2022 e as projeções indicam que a demanda por moradias continuará elevada em 2023, com estabilidade no crescimento.
PERSPECTIVAS DO MERCADO IMOBILIÁRIO PARA 2023
De acordo com um levantamento conduzido pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, 62% dos empreendedores têm confiança de que o setor imobiliário vai apresentar melhorias em 2023. Contudo, é importante ressaltar que o mercado imobiliário vive de ciclos e é influenciado por vários fatores, como o desenvolvimento econômico, a criação de empregos, a renda das pessoas e a estabilidade para investimentos.
Por isso, é fundamental se manter atualizado acerca de todos os fatores que regem o setor, a fim de escolher o melhor momento e o melhor negócio para o seu bolso.
RELAÇÃO DO MERCADO IMOBILIÁRIO COM A TAXA SELIC
Definida pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil, a Selic é a taxa de juros básica da economia brasileira. Ela é utilizada como referência para diversas operações financeiras, como empréstimos e investimentos. A variação da taxa Selic tem impacto direto na economia, pois influencia o custo do crédito e a rentabilidade dos investimentos.
Atualmente (início de 2023), a taxa Selic se mantém sem alta desde agosto de 2022 e estável em 13,75%. A perspectiva é uma baixa na taxa, com expectativa de diminuição de 1,5% ainda neste ano. Nesse cenário, os investimentos de médio e longo prazo são os que mais compensam a compra de um imóvel, como a aquisição de um loteamento, que tem baixo custo e valorização constante.
A desaceleração do aumento excessivo no preço dos imóveis também indica um momento oportuno para investimentos no setor imobiliário. Além disso, comprar lote ou investir no loteamento de terrenos são aplicações seguras e versáteis, que podem ser uma excelente opção para quem busca investimentos de médio e longo prazo.
Ainda tem dúvidas se comprar um terreno é uma boa opção? Entre em contato com a Ápice Incorporadora para descobrir a melhor escolha para o seu futuro.
O Saint Louis, por exemplo, é um condomínio fechado de lotes com infraestrutura de clube completa para toda a família.